O “Ubuntu - conversas circulares” é o convite para imersão ao diálogo.
Essa formação profissional conta com oficinas que promovem a comunicação assertiva, o bem-estar e o cuidado coletivo por meio de saberes africanos.
Nesses meses de julho e agosto, a comunicadora e fundadora da Comunica com Alma, Bárbara Tomiatti e a educadora e escritora, Beta Ferreira, estiveram com os embaixadores e embaixadoras dos grupos de afinidade da FARM para abordar assuntos que envolvem a comunicação para paz, o autoconhecimento e a potência de encontrar no convívio oportunidades e transformação.
Os encontros aconteceram online, através da plataforma que a própria empresa utiliza com seus colaboradores, com projeções em audiovisual e partilha entre a equipe. As conversas circulares promovem habilidades eficazes de diálogo, encontro com a nossa história, com a cultura de paz e justiça social.
Na FARM, contamos com a responsabilidade em guiar os conteúdos e escutar atenciosamente os anseios e projeções de diálogos ao longo dos encontros. Foi possível notar também o envolvimento dos participantes e o fortalecimento de sua individualidade no compromisso de, em comunidade, assumir a atenção ao comunicar seus sentimentos e necessidades no coletivo.
“A emoção de cada embaixador e embaixadora, que fez parte desse primeiro grupo, ainda está em mim. Uma equipe empenhada em buscar inovações ao se ouvir, ao se expressar e permitindo tomar decisões que contribuam para a evolução de suas atividades dentro e fora do ambiente de trabalho.” Beta Ferreira
“A cada encontro de conversas circulares pudemos acessar dimensões muito individuais e ao mesmo tempo coletivas. Realistas e utópicas. Sempre cuidadosas! Escutamos sobre os saberes que nos permitem fortalecer os nossos elos e diminuir as barreiras que criamos seja na comunicação para conosco, como na relação com o outro e com a natureza.” Bárbara Tomiatti
Que possamos semear em outros solos férteis, fortalecendo essa roda rica de saberes e transformações.
Comments